Pular para o conteúdo principal



Transportadora de cargas Itajaí comemoram aumenta 5% na movimentação do setor portuário brasileiro no primeiro trimestre

O setor portuário brasileiro movimentou 245,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2017, o que representou um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2016, totalizando um acréscimo de 11,8 milhões de toneladas. A informação é do Boletim Informativo Aquaviário da ANTAQ.

PORTUÁRIO BRASILEIRO
“O cenário nacional demonstrou sinais de melhora quanto a expectativa de inflação e a atividade econômica das transportadora de cargas  nesses três meses iniciais de 2017. O desempenho do setor portuário brasileiro, nesse primeiro trimestre, foi afetado principalmente quanto a movimentação de commodities, com crescimento de 9,0% no grupo de minérios e 31,8% em sementes e frutos oleaginosos”, aponta o relatório.

COMPARATIVO TRIMESTRAL
Em relação aos TUPs, houve um aumento nesse primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, com incremento de 9,1%, encerrando uma sequência de três quedas seguidas, no comparativo trimestral, em sua movimentação. Já os portos organizados apresentaram queda de 2,4% no primeiro trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo trimestre de 2016. O que acarretou também uma queda na movimentação das transportadora de cargas de Itajaí. No primeiro trimestre de 2017, os portos organizados movimentaram 80,7 milhões de toneladas. Já os TUPs movimentaram 164,8 milhões de toneladas

MERCADORIAS
No primeiro trimestre de 2017, os destaques entre os grupos de mercadorias de maiores movimentações no período foram: o grupo de minérios (102,7 milhões de toneladas, acréscimo de 9%) e combustíveis minerais (54,8 milhões de toneladas, acréscimo de 0,8%).
Por outro lado, surgiram também destaques negativos: a movimentação de cereais (4,5 milhões de toneladas, decréscimo de 56,7%) e o grupo de açúcares (quatro milhões de toneladas, queda de 2,7%).

PORTOS E TUP’S
Houve um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas nos terminais de uso privado, responsáveis pela maior parte damovimentação de cargas no Brasil. Dada a movimentação do trimestre, 67,1% se concentraram nessas instalações, enquanto 32,9% se deram nos portos organizados. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana de aniversário TAC Transportes

Para comemorar seus 10 anos de mercado, a TAC Transportes dá inicio a semana de celebração do seu aniversário, que vai do dia 14 a 18 de outubro.

União Europeia amplia cotas de importação de açúcar e frango do Brasil

Da Agência Brasil Começam a vigorar amanhã (1°) mudanças no regime de importação de açúcar e frango no Brasil para a União Europeia (UE). A UE comprometeu-se a acrescentar mais 78 mil toneladas à cota de açúcar bruto destinada especificamente ao mercado brasileiro. No caso das carnes de aves, houve acréscimo de 4.766 toneladas à cota brasileira. Segundo a  Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento, a cota extra de 78 mil toneladas de açúcar se somará à atual, de 310.124 toneladas. As importações feitas por meio do volume adicional terão tarifa de 11 euros por tonelada nos próximos seis anos. No sétimo ano, a tarifa passará a 54 euros por tonelada e, a partir do oitavo ano, será de 98 euros por tonelada, a mesma cobrada nas importações da cota original. Historicamente, o Brasil tem sido o principal fornecedor de açúcar bruto de cana para a UE. De acordo com o ministério, em 2016 o país exportou 542 mil to

O que é Tributação Lucro Presumido - Empresas no Brasil

Primeiro, vamos observar que o Lucro Presumido é o regime de tributação simplificado para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) das pessoas jurídicas, que podem optar por ele no caso da sua receita total no ano-calendário anterior não ter sido superior ao limite de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais) ou proporcional ao número de meses do período, quando inferior a 12 meses (redação dada pela Lei n° 12.814/13). Para presumir o lucro da pessoa jurídica, parte-se do faturamento da empresa, somando-se, depois de aplicados os percentuais de presunção, outras receitas sujeitas à tributação. Portanto, trata-se de um lucro presumido fixado a partir de percentuais previstos na legislação (art. 15 da Lei n° 9.249/95). Percentuais de presunção: 1,6%  para a atividade de revenda, para consumo, de combustível derivado de petróleo, álcool etílico carburante e gás natural; Percentual de 8%  s